segunda-feira, 22 de junho de 2009

O CICLO DA AUTO-SABOTAGEM

DE REPENTE ENTREI NA LIVRARIA E COMPREI ESTE LIVRO. FINAL DE FÉRIAS. DEPAREI-ME COM VÁRIAS HISTÓRIAS RELATADAS POR UM PSICÓLOGO E UMA ESCRITORA. HOJE RECEBI UM ALERTA, UMA DESCOBERTA, UM SINAL AMARELO AO LER ESSE TRECHO QUE TRANSCREVO PARA COMPARTILHAR COM MINHAS COMPANHEIRAS DE JORNADA(sigo um princípio de que nada na vida é a toa, tudo é uma grande lição ou um aprendizado, não podemos perder a oportunidade de sermos melhores como pessoa, de crescermos internamente, de amarmos incondicionalmente, nada nem ninguém passa na nossa vida por acaso, tudo tem um porquê, temos que ter olhos de ver , coração para sentir e discernimento para ter coragem de mudar a rota da vida):
"Racionalmente, a maioria das pessoas que está acima donpeso sabe que comer certos tipos de alimentos causa aumento de peso, mas elas jogam roleta-russa. O conflito se baseia em UMA BATALHA INTERNA: "EU QUERO COMER, MAS SEI QUE NÃO VAI ME FAZER BEM. O QUÊ? DE JEITO NENHUM. NINGUÉM VAI DIZER O QUE POSSO E O QUE NÃO POSSO COMER. VOU COMER O QUE QUISER." Há algo de rebeldia aqui. Isto se explica pelo fato de que em dieta não faz parte do eu. É algo experimentado como uma força externa, como uma pessoa atormentando alguém para não ingerir alimentos que vão causar aumento de peso. É vivenciado como se fosse uma figura de autoridade dizendo ao indivíduo o que ele deve fazer. A maioria das pessoas não gosta de alguém lhe dizendo o que fazer. Elas não estão contentes com sua obesidade. Sabem que é destrutivo para a saúde e para a sua imagem. Mas até que sejam capazes de assumir a obesidade COMO SUA, vão persistir lutando contra as dietas....Sob vários aspectos há um conflito adolescente em operação, no qual a motivação pela independência e pela autonomia é intensa("Vou fazer do meu jeito, sozinho'), seguida da fuga para a conformidade e dependência("Ganhei todo peso de nvo, então me diga o que fazer"), seguida de rebeldia("Não me diga o que fazer"). Adicione a isso a dependência de açúcar e o cenário está armado para um ciclo vicioso de ganho e perda de peso, ad infinitum. Além da negação da responsabilidade final pelo peso em excesso, as pessoas fazem muitas racionalizções. "É o meu metabolismo, minha estrutura óssea, a comida que há na casa, tenho que comer muito por conta do meu trabalho, sou muito estressada, nem como tanto assim, foi por causa da minha gravidez."Tudo isto são maneiras de evitar o problema do ponto de vista emocional. PESSOAS QUE ESTÃO ACIMA DO PESO SÃO CARENTES E ESTÃO BUSCANDO FORMAS DE SATISFAZER SUAS NECESSIDADES, MAS TERMINAM SE FRUSTRANDO, SENTINDO-SE MAL CONSIGO MESMAS E EXCLUÍDAS SOCIALMENTE. AS NECESSIDADES NÃO SERÃO SATISFEITAS COM A INGESTÃO DE ALIMENTOS. A SENSAÇÃO DE SACIEDADE, DE SER FORTE, OU DE ESTAR PROTEGIDO POR UMA CAMADA DE GORDURA É ILUSÓRIA"....
É MENINAS. É É É...
CONFISSÕES:
1) CARENTE;
2) DEPENDENTE DE AFETO;
3) INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE, MAS DEPENDENTE EMOCIONALMENTE;
4) CRÍTICAS TEM QUE SER FALADAS COM CARINHO...RRSRSRSRS POIS SOU SENSÍVEL;
5) GOSTO DE ELOGIOS A MINHA PESSOA E NÃO A MINHA FORMA;
6) DIZEM QUE SOU BONITA E INTELIGENTE;
7) "GOSTOSA" PARA MIM NÃO É ELOGIO;
8) ADORO DOCES;
9) ADORO GENTE E RIR DE BOBEIRA;
10) ACHO TUDO POSSÍVEL;
11) SOU REPETITIVA;
12) ME SABOTO, VEZ EM QUANDO;
13) ADORO LER;
14) ADORO PENSAR...SOU UMA PENSARIA EM PESSOA...RSRSRSRS
15) AMO E NÃO DESISTO DE AMAR, A MIM E AS PESSOAS
16) ACREDITO NA BONDADE;
17) APRECIO O PÔR DO SOL...SOU BEM-HUMORADA...RSRSRS...NÃO ACORDO DE MAU HUMOR;
18) GOSTO DE COMER E VIVO NO VAI E VEM DO PESO;
19) TENHO DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL SIM, POIS A COMIDA ME DÁ PRAZER...ÉÉÉÉ
20) SEMPRE TENTO MELHORAR E SORRIR...POIS AMO A VIDA
BJSSSSSSSS NO CORAÇÃO

2 comentários:

  1. Menina, essas confissões são minhas?! Só precisava dar CTRL C CTRL V. rsssr. Mais um livro para minha lista! Adoro os seus desabafos, me vejo neles. Beijos, lindona!

    ResponderExcluir
  2. Swet Cissa! Falou e disse.(e ponto)
    Também sou tudo isso aí, amiga! Mas tô saindo dessa encrenca!hahaha
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Amigas, obrigada pela força!!! Bjsssss